Pesquisa da GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, indica que o mês de novembro último apresentou o impacto das vendas do período da Black Friday e apresenta variações de -1,1% em unidades e 0,7% em faturamento.
Mesmo se tratando de período de promoções, o preço médio avança 1,8% contra novembro de 2018.
O mercado segue em sua gradual retomada, com retrações de -11,2% em unidades e -8,5% em faturamento.
O canal especializado (Livrarias) retrai 11% em faturamento no ano, suavizando a queda apresentada nos períodos anteriores, outros canais crescem 20,2%.
Categorias em destaque: Autoajuda, Administração/Economia e HQ/Jogos.
Autoajuda e Administração/Economia se mantêm como os gêneros de maior crescimento. Concurso público aparece com a maior retração.
Período da pesquisa:
O calendário utiliza as semanas Gfk
Podendo ocorrer algumas alterações de dias em algumas semanas
2019 = de 04 de novembro a 01 de dezembro
2018 = de 05 de novembro a 02 de dezembro
A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza mensalmente, o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.