Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS - ANL é uma Associação de classe, sem fins lucrativos, que congrega livrarias associadas. Fundada em 5 de maio de 1978 a Associação busca incentivar o crescimento do mercado livreiro ao apoiar e incentivar a cultura e a leitura no país.

A ANL tem como missão fortalecer o mercado livreiro, incentivar a abertura de livrarias no país, fomentar e apoiar junto às entidades governamentais e de classe a busca de benefícios ao comércio livreiro como o incentivo à leitura.

Atuamos na união da categoria de livreiros e na defesa dos seus interesses comerciais e institucionais, participando do campo político junto ao Ministério da Cultura e de demais órgãos governamentais, aos quais estamos habilitados a participar como Entidade do Setor; e de inúmeras associações e entidades de toda a cadeia de produção do livro-editorial, gráfico, distributivo e livreiro.

Por meio de diversas ações, a ANL atua fortemente no apoio ao livreiro, em eventos como: Salão do Livro do Tocantins, Feira do Livro de Brasília, Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Bienal Internacional do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre outros.

DIRETORIA EXECUTIVA (Biênio 2018/2019)

Presidente - Bernardo Gurbanov
Livraria Letraviva – SP

Vice-Presidente Financeiro - Ednilson Xavier
Livraria Leitura – PE

Diretor de Comunicação - Samuel Seibel
Livraria da Vila – SP

Diretor Secretário - Rui Campos
Livraria da Travessa - RJ

Diretor Institucional - Carlos Eduardo Sanita
Dist. Galeria Saber e Ler – Campinas / SP


Diretores Suplentes

Marcus Teles
(Livraria Leitura – MG)

Vitor Tavares
(Distrib. e Livrarias Loyola – SP)

Magda Krauss
(Livraria Saber e Ler – Campinas/SP)

Conselho Fiscal Eleito – Biênio 2017/2018

Edson Adriano Pedroso
(Livraria Paulus – SP)

Nivaldo Madureira de Almeida Junior
(Livraria Pedagógica Paulista – SP)

Carlos Taufik Haddad
(Imprensa Oficial do Estado de SP – SP)

GALERIA DOS PRESIDENTES

Bernardo Gurbanov - Gestão Atual

Afonso Martin - Gestão de 2015
Ednilson Xavier - Gestão de 2013 - 2015
Ednilson Xavier - Gestão de 2011 - 2013
Vitor Tavares - 2009 - 2011
Vitor Tavares - 2007 - 2009
Eduardo Yasuda - 2005 – 2007
Jair Canizela - 2003 – 2005
Eduardo Yasuda - 1994 – 2003
Armando Antongini Filho - 1990 – 1993
José Antônio Homem de Montes - 1984 – 1989
Oswaldo Siciliano - 1981 – 1983
Ivan Gomes Barroca - 1978 – 1980

REVISTAS

A Revista ANL, que teve sua última edição em dezembro de 2014, foi publicada durante 14 anos com edições trimestrais, ininterruptamente, sendo considerada uma referência sobre o negócio do livro no Brasil.
Agora o leitor poderá rever todas essas edições no formato online. A Revista da ANL buscou, nesses 14 anos de existência, contribuir de forma efetiva para a democratização do livro e da leitura, em todas as suas vertentes. Desde temas atuais que abordavam a política nacional do livro e da leitura até informações diretamente dirigidas para uma melhor dinâmica e logística no dia a dia do livreiro, com os artigos técnicos.
Agradecemos a todos os apoiadores, colaboradores e anunciantes que fizeram parte da história da Revista ANL.

Leia e fique à vontade

Clique aqui para acessar nossas revistas online.

capa_revistas1

ESTATUTO SOCIAL

A Associação Nacional de Livrarias, fundada em 05 de maio de 1.978, é associação civil, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede na capital do Estado de São Paulo. A ANL tem por finalidade a defesa dos direitos, interesses e prerrogativas de seus associados e da sociedade em geral e, para atingir seus fins, aplicará, sem objetivo lucrativo, todas as suas rendas.

Clique aqui para acessar nosso Estatuto Social.

REGIMENTO INTERNO

A Associação Nacional de Livrarias, doravante denominada simplesmente por ANL de conformidade com seu estatuto social, criou o presente regimento interno para estabelecer seus valores, sua missão, ritos e a condução de seus associados enquanto conservarem identificação com este regimento interno, com o estatuto social e com a própria entidade.

Clique aqui para acessar nosso Regimento Interno.