Serviços

Ser um sócio da Associação Nacional de Livrarias-ANL é ser ouvido e representado dentro da cadeia produtiva do livro, por quem entende do varejo do livro. Valorize a ANL, faça parte desta entidade e fortaleça o segmento livreiro em todo o Brasil.

REPRESENTATIVIDADE

A ANL atua na união da categoria dos livreiros, na defesa de seus interesses comerciais e institucionais junto a órgãos governamentais, a inúmeras associações e entidades de toda a cadeia de produção de livros.

São associados da ANL, além das livrarias físicas, distribuidores e editoras.

Ela representa nacionalmente os interesses do setor livreiro e procura ampliar sua participação em eventos internacionais.

Dessa forma, a ANL desenvolve um completo intercâmbio neste setor, em prol do benefício comum.

“Nossa missão é reposicionar a ANL no mapa institucional do setor, procurando os caminhos de inserção que lhe permitam dialogar em pé de igualdade tanto com o Poder Público como com as demais Entidades de classe nas áreas da produção, comercialização e mediação da leitura.”

Bernardo Gurbanov – Presidente.

DEFESA DAS LIVRARIAS

A ANL reivindica o retorno da comercialização dos livros didático para o espaço do varejo do livro.

Defende a inclusão das livreiros nas compras governamentais. A livraria, excluída desse processo, deve pleitear seu lugar como espaço de mediação no processo de estímulo ao hábito da leitura e, ao mesmo tempo, deve defender seu legítimo direito ao lucro, entendido como a remuneração do trabalho na comercialização do livro.

A ANL desenvolveu a formatação do "Manual de Boas Práticas do Setor Editorial e Livreiro", apresentado ao mercado em sua 26ª Convenção Nacional de Livrarias em 2016, contando com o apoio e adesão das principais entidades do setor.

Apoia a tramitação, no Congresso Nacional, do PL 49/15 que propõe mínimos regulatórios para a comercialização do livro.

ENTIDADES DO LIVRO

Confira aqui uma relação das diversas entidades ligadas ao mercado livreiro.


APOIO ÀS LIVRARIAS DE CADA REGIÃO

A ANL assessora as Livrarias locais em eventos literários, para garantir a participação dos livreiros nas principais feiras do livro em todo o país.

Um dos principais objetivos da ANL é o de assessorar as livrarias em todas as regiões do país. Uma das formas encontradas, para prestar um suporte eficaz, é o de desenvolver e apoiar, junto aos órgãos governamentais locais, eventos literários em um maior número de cidades possíveis, garantindo assim a participação dos livreiros, mesmo que distantes dos grandes centros, em feiras e eventos literários do Brasil, para o desenvolvimento de seus negócios.

A ANL, ao longo de sua trajetória, é responsável e corresponsável por várias Feiras de Livros, Bienais e Salões do Livro, fomentando o livro e a leitura em várias partes do Brasil.


CONSULTORIA JURÍDICA

Os associados adimplentes podem utilizar esse serviço para consultas sobre dúvidas e transações comerciais especializadas para o Mercado Livreiro. Ainda conta com iniciativas de caráter institucional, visando maior segurança nos negócios jurídicos, bem como o fomento e a defesa dos interesses do mercado.


CARTA DE EXCLUSIVIDADE

As Declarações de Exclusividade permitem aos solicitantes pleitear a dispensa de licitação perante órgãos públicos sob a justificativa de competição inviável para determinados produtos. O documento é baseado em informações autênticas que são examinadas minuciosamente pela ANL, com base na documentação apresentada pelo solicitante. A base legal sobre a Declaração de Exclusividade é o art. 25 da Lei nº 8.666, de 21-6-93, preceituando que a Declaração poderá ser feita por intermédio de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio, do local em que se realizará a licitação, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DO SETOR LIVREIRO

Fortalecimento da cadeia de produção e comercialização do livro.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A ANL estimula a criação de cursos para a profissionalização do setor livreiro.

servicos_convencoes

CONVENÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS

A Convenção Nacional de Livrarias, um dos principais encontros nacionais do setor do livro, tem a organização e realização da ANL. O evento reúne os profissionais do mercado do livro para debater o mercado e suas principais necessidades.

Para tanto, a Associação produz parcerias com demais Entidades do setor do livro e da leitura, desenvolve apoios comerciais e patrocínios com diversas empresas do mercado do livro e, também, com companhias que possuem interesses comerciais diretos com nosso setor.

O evento maior da ANL tem o propósito de pensar no futuro do negócio e contribui com o crescimento econômico do segmento livreiro e de seu desenvolvimento.

As atividades desenvolvidas em sua programação têm como foco apresentar palestras; debates e cases emblemáticos relativos ao setor produtivo do livro, ampliando desta maneira o relacionamento entre seus pares. A finalidade de promover a leitura e o livro estarão sempre em pauta pois é também missão da ANL.

CLIQUE AQUI para acessar todas as informações sobre as últimas convenções!

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Agora sua empresa pode obter a certificação digital pela Associação Nacional de Livrarias-ANL.
Uma parceria entra a ANL e a SOMA Certificação Digital, garantirá a sua empresa segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade para suas operações digitais.
Fortaleça sua Associação e venha para esse time.

Grupo SOMA:
• Certificado Digital em até 24 horas
• Melhor custo benefício
• Trabalha com agenda livre
• Suporte técnico especializado
• Política de renovação do certificado exclusivo com desconto

www.somacertificados.com.br
(11) 9.4016-0578 ou (11) 9.4748-6117

ANUÁRIO NACIONAL DE LIVRARIAS

A criação do 1º Anuário Nacional de Livrarias teve como intuito oferecer ao mercado um completo banco de dados das livrarias brasileiras e informações cada vez mais precisas de onde estão localizadas as livrarias nacionais, assim como detectar onde há um maior déficit de livrarias ou pontos de vendas de livros. Uma importante ferramenta para tomada de decisões junto a todos os profissionais do setor.

A ANL organiza essa importante ferramenta, facilitadora do mercado livreiro. Nos materiais impressos, anteriormente apresentados, os associados da ANL tiveram seção especial e em destaque.

A ANL tem por projeto, nos próximos meses, buscar apoio institucional e patrocínio comercial para desenvolver sua versão 2019. Projeto único no Brasil, o Anuário ANL oferece uma listagem atualizada de livrarias existentes no País, organizada por segmentação, regiões geográficas, municípios e estados, de modo a suprir as necessidades de comunicação do mercado do livro, mostrando onde estão e quais são as livrarias do Brasil.

Também traz estatísticas, gráficos e tendências que movem o universo do livreiro. Informações de grande valor que possibilitam a formação de novos contatos e novos negócios para todos os envolvidos no mercado editorial.

Para mais informações e participação nessa importante ferramenta de dados ligue (11) 3337-5419 ou envie um e-mail para adm@anl.org.br.