Em novembro, no ano acumulado, enquanto o preço médio retraiu 2% o faturamento retraiu 1% . Fechando o ano, dezembro, apresentou o preço médio retraiu 2% e o faturamento cresceu 2% .
Novembro mostrou recuperação do mercado, com crescimento de 21% em unidades e 23% em faturamento contra o mesmo período do ano passado. Dezembro, também, acompanhou essa recuperação do mercado, com crescimento de 31% em unidades e 28% em faturamento contra o mesmo período em 2019./p>
Com relação aos descontos*, o mercado fechou o ano com aumento de 20,7%, patamar superior aos 15,6% registrados no ano passado. No ano acumulado, o patamar está 3,5 p.p. maior, 19,4% ante 15,9% em 2019.
O canal especializado (Livrarias) cresceu 4% em faturamento, no ano de 2020, impulsionado pelas vendas online. Outros canais fecharam 2020 com crescimento de 3%.
Ciências e Literatura Estrangeira foram, em 2020, os foram os gêneros com destaque positivo. Direito e Concurso público foram os negativos.
O ano de 2020 foi um ano de reinvenção e superação de adversidades para as livrarias. Segundo o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov, a pandemia acelerou alguns processos que já estavam em curso, um deles é o do comércio eletrônico e o uso das mídias digitais. “As livrarias estão se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de aproveitamento desses recursos para minimizar o impacto na queda de vendas e até para impulsioná-las novamente. Estamos caminhando para um modelo híbrido, em que as livrarias precisam trabalhar entre o mundo físico e o mundo virtual, comunicando-se das mais variadas formas com seu cliente e nesse novo cenário, a ANL quer ser um facilitador.”
“Para 2021 esperamos um ano mais estável, apesar da persistência da pandemia, com profissionais do setor cada vez mais criativos e leitores cada vez mais conscientes de que a leitura é uma atividade nutritiva, tanto no aspecto espiritual e emocional como no campo do conhecimento.” Ressaltar Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias-ANL.
* O patamar de descontos no mês de novembro sofreu aumento e chegou a 24,9%, patamar superior aos 23,2% registrados no ano passado. No ano acumulado, o patamar está 4,8 p.p. maior, 23,7% ante 18,9% em 2019.
Período da pesquisa - O calendário utiliza as semanas Gfk
Podendo ocorrer algumas alterações de dias em algumas semanas
Novembro de 2019 = de 04 de novembro a 01 de dezembro
2020 = de 02 a 29 de novembro
Dezembro de 2019 = de 02 a 29 de dezembro
2020 = de 30 de novembro a 03 de janeiro de 2021
Veja o Relatório Completo: GFK - Mercado de Livros Novembro e Dezembro de 2020.
Mais informações: https://www.anl.org.br/v1/numeros-do-setor
Imprensa ANL: MGA Comunicações — Marilu Amaral
Celular_ Vhatsapp (11) 9 9127 5268 — e-mail: imprensa@anl.org.br
www.anl.org.br – https://www.facebook.com/livrarias.anl