Descontos interrompem tendência de elevação

noticias_varejo10.2019

Descontos interrompem tendência de elevação

Pesquisa da GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, indica que o mês de outubro último apresentou uma queda nos descontos. O desconto médio cai de Setembro para Outubro, interrompendo a tendência de elevação observada desde o início do ano. No entanto, pela primeira vez em 2019, o patamar do período supera, ainda que por estreita margem, o do mesmo período de 2018.

Outubro apresenta crescimento de 3,7% em faturamento, com aumento de 5,3% no preço médio, apesar da queda de 1,5% em unidades vendidas. O ano acumulado apresenta, pela primeira vez, queda de menos de 2 dígitos em faturamento, 9,2%. Em unidades, a queda se situa em 12,2%.

O canal especializado (Livrarias) retrai 11,8% em faturamento no ano, atenuando a queda a cada período, os outros canais crescem 20,5%.

Autoajuda e Administração/Economia se mantêm como os gêneros de maior crescimento. Concurso público aparece com a maior retração.

Veja o Relatório Completo: GFK - Mercado de Livros Outubro/2019.
Veja também o balanço dos últimos 5 anos: (CLIQUE AQUI)

Período da pesquisa:

O calendário utiliza as semanas Gfk
Podendo ocorrer algumas alterações de dias em algumas semanas
2019 = de 30 de setembro a 03 de novembro
2018 = de 01 de outubro a 04 de novembro

A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza mensalmente, o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.