“Visite uma Livraria” – Participe da nossa campanha!

ANL24_VISITE

(Artes produzidas pelo ilustrador Daniel Kondo, em apoio à campanha)

Campanha "Visite uma Livraria" convida leitores para apoiarem as lojas físicas

Setor se une em iniciativa que começa no dia 23 de abril, data que celebra o Dia Mundial do Livro. Ação celebra os encontros e conexões proporcionados pelas livrarias.

São Paulo, abril de 2024 - Nas ruas movimentadas das cidades ou nos cantos tranquilos dos bairros, as livrarias resistem e seguem convidando os ávidos leitores para adentrar em um mundo onde as palavras ganham vida. Esse é o objetivo da nova campanha da Associação Nacional de Livrarias (ANL), que reúne o setor em uma só mensagem: “Visite uma Livraria!".

O convite tem como intuito valorizar as livrarias físicas como ponto de conexão entre livreiros, autores, editores, distribuidores e leitores, além de fortalecer os estabelecimentos como vitrine para o lançamento de novos títulos. A ação no meio digital começa a partir do dia 23 de abril, data que celebra o Dia Mundial do Livro, e se estende durante todo o ano de 2024, se adaptando às datas comemorativas, sempre através do compartilhamento da hashtag #VisiteUmaLivraria.

“O mercado livreiro é um dos que mais sofreram ultimamente, mesmo antes da pandemia. Mas o livro resiste e as livrarias também. Em um mundo cada vez mais digitalizado, onde os algoritmos ditam nossas escolhas e as telas nos separam, as livrarias oferecem uma experiência incomparável. Elas se tornam um lugar de encontros, de trocas e de conexões.”, explica Alexandre Martins Fontes, presidente da ANL. “Queremos reforçar essa mensagem, não só como um convite aos nossos espaços físicos, mas como um movimento social aberto a todos que apoiam a educação e a leitura no País”, complementa.

Por isso, a participação do público na campanha será essencial. A iniciativa permite que o leitor se torne protagonista e apoiador da causa, ao compartilhar a sua visita nas redes sociais com a hashtag #VisiteUmaLivraria. O registro deve ser feito com o gesto da campanha, dedos erguidos formando um “V” de Visite. "O engajamento do público é muito importante para tornarmos nossa campanha viral e incentivarmos ainda mais a presença das pessoas nas lojas físicas. As livrarias desempenham um papel vital na preservação da diversidade cultural e intelectual de uma sociedade e devem ser preservadas", complementa Alexandre Martins Fontes.

Além do público, a participação e união do setor vai garantir o sucesso da ação. A ANL reforça e estende o convite ao movimento a todos livreiros, editores, autores e distribuidores do Brasil. A campanha coloca à disposição as diversas peças gráficas criadas em parceria com o ilustrador Daniel Kondo, como forma de apoio à campanha. As artes já estão disponíveis no site da ANL e podem ser usadas em redes sociais, acompanhadas da hashtag #VisiteUmaLivraria.

A proposta é que cada livreiro utilize a imagem que melhor se encaixe ao seu perfil, adaptando as mensagens das postagens nas redes sociais para que a companha possa ser utilizada durante todo o ano. Um exemplo de utilização é moldar o mote #VisiteUmaLivraria para as celebrações do Dia das Mães ou Dia dos Pais.

Para fazer o DOWNLOAD das imagens da Campanha "VISITE UMA LIVRARIA" CLIQUE AQUI

SOBRE A ANL: A Associação Nacional das Livrarias (ANL) foi fundada em 1978 e atua na união da categoria de livreiros e na defesa de seus interesses comerciais e institucionais. Tem como missão fortalecer o mercado de toda a cadeia de produção do livro-editorial, gráfico, distributivo e livreiro; incentivar a abertura de livrarias no País; fomentar e apoiar junto às entidades governamentais e de classe, diversos projetos em prol do livro e da leitura, e em especial, o varejo livreiro.