Como competir com as grandes cadeias no mercado editorial? Veja dicas de especialista e de empresária. (Por Juliana Muraro)
No gigante mercado editorial e cheio de desafios, as pequenas livrarias de bairro investem em estratégias para conquistar o consumidor. O faturamento do mercado ultrapassou R$ 2,5 bilhões no ano passado. Um aumento de mais de 8% de 2021 para 2022.
Victória Mantoan abriu com o marido, no final de 2021, uma livraria na Zona Sul de São Paulo. Para Monica Carvalho, diretora da Associação Nacional de Livrarias, o sucesso de uma pequena livraria depende de um bom planejamento. O primeiro passo é realizar um estudo de mercado.
Victória visitou várias livrarias em São Paulo e também em Nova Iorque. E viu que para atrair o cliente, era importante criar um espaço aconchegante, com ambientes que permitam que o leitor aproveite alguns minutos para conhecer os livros.
Ter uma cafeteria pode ajudar. E com bom atendimento, é possível se diferenciar das grandes redes e da internet. É importante selecionar profissionais especializados.
A montagem do acervo também é um desafio: prestar muita atenção no que o cliente gosta de ler. E lembrar que é preciso sempre divulgar o espaço.
Victória posta conteúdos todos os dias nas redes sociais. E também organiza eventos no local.
Leia a matéria completa clicando aqui >>