RS é o terceiro estado com o maior número de livrarias, diz ANL

RS é o terceiro estado com o maior número de livrarias, diz ANL

Segundo a Associação Nacional de Livrarias, RS está atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No lugar de grandes lojas, surgem pequenas livrarias, mostrando uma mudança de comportamento no mercado editorial no estado. (Por Cristine Gallisa, RBS TV)

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que mais possui livrarias. Segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL), que representa o setor, o RS é o terceiro estado com o maior número de livrarias do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Nos últimos anos, houve uma mudança de comportamento no mercado gaúcho: no lugar de grandes lojas, a volta dos espaços menores, que têm conquistado os leitores. Impulsionadas pelos altos índices de leitura da população, muitas livrarias sobreviveram à pandemia. Além disso, as pequenas livrarias retomam um mercado que haviam perdido para a internet – e para as grandes lojas do setor, que fecharam as portas em Porto Alegre.

Jonatas Santos, por exemplo, é proprietário de uma rede de livrarias. Ele começou como um pequeno negócio em Porto Alegre, foi crescendo e já tem, atualmente, 15 livrarias espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Agora, se prepara para abrir mais uma loja, em um novo shopping da Capital.

“O Rio Grande do Sul realmente ocupa um lugar de destaque, a gente vê pelo sucesso da Feira do Livro nos últimos anos. Infelizmente, ele [o livro] não é um produto de primeira necessidade, é muito ligado a datas comemorativas. Mas a gente tem tido êxito nos pontos que abrimos e pretendemos prosseguir fazendo investimentos nesse sentido”, diz Jonatas.

Além do sucesso comercial, o incentivo à leitura que surge junto às novas livrarias também é comemorado pelo setor. Para Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Riograndense do Livro, o alcance do livro é fortalecido com a criação de novos empreendimentos, já que nem todo consumidor tem acesso às chamadas "pontocom", que oferecem vendas online.

“Quanto mais livrarias abertas, melhor. A livraria acaba incentivando e motivando toda uma comunidade, não só no bairro. Quanto mais livrarias tu tiveres, no estado, no país, tu tens um desenvolvimento maior e um incentivo à leitura”, acrescenta Ledur.

Leia a matéria completa clicando aqui >>