Pesquisa da GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, apresentou em julho de 2019, variações de -2,6% em unidades e -1,6% em valor contra o ano anterior.
O ano acumulado apresenta retração em unidades e valor de 13,5% e 11,5%. O preço médio cresce 2,4% no período e o patamar de descontos segue inferior a 2018.
O canal especializado (Livrarias) segue a tendência de atenuação da retração a cada período, mas tem queda de 14,3% em faturamento no ano, enquanto outros canais crescem 23%.
Autoajuda, Administração/Economia e HQ/Jogos, 36%, 29% e 4% respectivamente, são os segmentos que apresentaram crescimento, todos os demais tiveram queda.
Concurso público, com uma queda de 53% teve a maior retração, seguido por Turismo/Lazer/Culinária, com 52%.
Período da pesquisa:
O calendário utiliza as semanas Gfk
Podendo ocorrer algumas alterações de dias em algumas semanas
2019 = entre 01/07 e 04/08
2018 = entre 02/07 e 05/08
A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza mensalmente, o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.