Em março de 2019, o patamar de descontos apresentou elevação no acumulado do ano, mas é menor se comparado ao período de 2018. A diferença se situa em sete pontos percentuais (10,3% vs 17,1%).
Ainda, segundo a pesquisa mensal da Gfk sobre o varejo do livro no Brasil, o mercado apontou redução no ano, tanto em unidades vendidas (-23,7%) quanto em valor (-19,9%).
Já o preço médio se elevou (+14,4%) em Março em comparação com o ano anterior e se eleva 5.0% no ano acumulado.
O canal especializado (Livrarias) tem retração de 23,0% em faturamento no ano enquanto outros canais crescem 17,1%.
As Categorias em destaque fora: Autoajuda e Administração/Economia. Autoajuda, com 39% apresentou o maior crescimento de mercado, enquanto Turismo/Lazer/Culinária teve a maior queda 51%.
* Período da pesquisa:
O calendário utiliza as semanas Gfk podendo ocorrer algumas alterações de dias em algumas semanas
2019 = entre 04 a 31 03
2018 = entre 06 03 a 02 04
A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL disponibiliza mensalmente, o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil em janeiro de 2019, comparativamente ao mesmo período de 2018.
Marilu Garcia do Amaral — Comunicação ANL- Associação Nacional de Livrarias
Fones: 11 22614360 / 11 9 9127 5268 — e-mail: imprensa@anl.org.br
Fanpage: facebook.com/livrarias.anl/ — Site: www.anl.org.br — Skype: marilu-mga