O E-Commerce é realidade. E agora?

ecommerce

O E-Commerce é realidade. E agora?

A GfK, uma das empresas líderes em Inteligência de mercado no mundo, que desde 2011 desenvolve uma parceria com a ANL, para o desenvolvimento de pesquisas sobre o varejo do livro no Brasil, participou do Lançamento da 29ª Convenção da ANL com a apresentação “O E-Commerce é realidade. E agora?”

Segundo a apresentação de Henrique Nogueira, executivo de atendimento da GfK o ano de 2018 seguiu estável, porém sofreu no 4 trimestre. Ambos os canais (online e offline) tiveram queda nesse período, mas o online foi menos atingido. “O online abriu o ano de 2018 com um forte crescimento, 30% no primeiro trimestre, mas ao longo dos trimestres foi perdendo força e fecha o último trimestre com uma queda de 11%.” Complementou o executivo.

Apesar da estabilidade, o online cresce enquanto o offline cai. Com esse movimento, o canal online ganha 4 pontos percentuais em importância.

Quando a pesquisa ressaltou a “Importância dos Gêneros por Canal” destacou-se: Didáticos, Histórias em Quadrinhos e Jogos e Autoajuda no Online; e Autoajuda, Administração e Economia no Offline. Apesar dos preços médios terem diferença de até 20% nos gêneros que compõe o Top 5, quando observamos o desconto médio, vemos que a diferença chega a até 30 pontos percentuais.” Completou Nogueira.

Henrique apresentou, a diferença de preço entre os dois canais, para os 15 títulos mais vendidos em 2018. O único item com preço igual (Álbum da Copa), que teve uma importância do Online menor do que o mercado total.

Já com relação aos primeiros meses de 2019, destacou-se que o mercado apresenta retração, seguindo a tendência do 4º trimestre de 2018. “Vimos que o preço médio no online cresceu 9,2%, enquanto o offline caiu 3,7%, sendo que o online já passa a representar 43% do faturamento do mercado.” Afirmou Henrique.

Outro destaque para 2019 é com relação ao patamar de desconto, com redução em ambos canais. “Os patamares de desconto estão menores neste ano. Diminuíram alguns pontos percentuais. Mais especificamente 7 pontos no Online e 8 pontos no Offline.”, complementou.

Entre os 15 Títulos mais vendidos em 2019, entre os meses de janeiro e fevereiro, a diferença média de preços se mantém em 24% apesar das alterações dos patamares de desconto em 2019.

Veja o Relatório Completo: GFK - Lançamento da 29ª Convenção Nacional de Livrarias.

A GFK participa das Convenções, trazendo ao mercado dados sobre o varejo do livro. A empresa também foi responsável pelo último Diagnóstico ANL do Setor Livreiro, apresentado em 2013.

Marilu Garcia do Amaral — Comunicação ANL- Associação Nacional de Livrarias
Fones: 11 22614360 / 11 9 9127 5268 — e-mail: imprensa@anl.org.br
Fanpage: facebook.com/livrarias.anl/ — Site: www.anl.org.br — Skype: marilu-mga