Mercado do Livro – Jan-2019

nds_mercado2019

O mês de janeiro de 2019 apresentou uma retração de 24,9%, contra o mesmo período do ano anterior.

A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL disponibiliza mensalmente, o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil em janeiro de 2019, comparativamente ao mesmo período de 2018.

O percentual de descontos ficou em um patamar menor do que no ano anterior (7,4%), e com queda em relação às vendas de Dezembro, mês com menor patamar em 2018.

O canal especializado (livraria) apresentou retração de 28,5%, o que impactou significativamente no resultado total. Os únicos segmentos que apresentaram crescimento foram os de Auto Ajuda, com 44%, e Administração/Economia, com 18%, todos os demais tiveram queda, comparativamente a janeiro de 2018.

Destaques:

• Mercado em retração. Janeiro apresenta retração de 24,9% contra o mesmo período do ano anterior. O desempenho das livrarias, com retração de 28,5% impacta o resultado total.
• O percentual de descontos fica em patamar menor do que no ano anterior (7,4%), e com queda em relação às vendas de Dezembro, mês com menor patamar em 2018.
• Categorias em destaque – Autoajuda e Administração/Economia.
• Apesar da sazonalidade, o gênero de Didáticos tem retração de 39% contra o ano anterior.

Veja o Relatório Completo: GFK - Varejo do Livro - Janeiro de 2019.

GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil. A Associação Nacional de Livrarias – ANL e a GFK, uma das empresas líderes em Inteligência de Mercado no mundo, passam a disponibilizar mensalmente, pelo site da ANL, um retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil. “Esse serviço é consequência de uma parceria que já se desenvolve desde 2011. Por vários anos a GFK participa de nossas Convenções, trazendo ao mercado dados sobre o varejo do livro. Ela, também, foi responsável pelo último Diagnóstico ANL do Setor Livreiro, apresentado em 2013. Conhecer os números do mercado é ferramenta primordial para o negócio do livro”, destaca Bernardo Gurbanov, presidente da ANL.

Marilu Garcia do Amaral — Comunicação ANL- Associação Nacional de Livrarias
Fones: 11 22614360 / 11 9 9127 5268 — e-mail: imprensa@anl.org.br
Fanpage: facebook.com/livrarias.anl/ — Site: www.anl.org.br — Skype: marilu-mga