Primeiro período com crescimento contra o ano anterior, 0,3% em unidades e 4,1% em valor. No entanto, o ano acumulado ainda apresenta retração em unidades e valor, 17,4% e 14,5% respectivamente.
O preço médio cresce 3,8% no período e o patamar de descontos segue inferior a 2018.
O canal especializado (Livrarias) segue a tendência de atenuação da queda nos últimos períodos, mas ainda tem retração de 17,6% em faturamento no ano, enquanto outros canais crescem 23,1%.
Categorias em destaque: Autoajuda (+40%) e Administração/Economia (+27%).
Turismo/Lazer/Culinária (-56%) segue com a maior retração, seguido por Concursos Públicos (-53%).
* Período da pesquisa:
O calendário utiliza as semanas Gfk podendo ocorrer algumas alterações de dias em algumas semanas
2019 = entre 29/04 e 02 06
2018 = entre 30/04 e 03 06
A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza mensalmente, o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.
Marilu Garcia do Amaral — Comunicação ANL- Associação Nacional de Livrarias
Fones: 11 22614360 / 11 9 9127 5268 — e-mail: imprensa@anl.org.br
Fanpage: facebook.com/livrarias.anl/ — Site: www.anl.org.br — Skype: marilu-mga