Mercado do Livro 2018

nds_mercado2018

Mercado do Livro 2018

Um panorama do mercado de 2018, destacando-se:

• Mercado em estabilidade em unidades. A queda no preço médio impacta o faturamento da categoria, que retrai (-0,5) contra o ano anterior, 2017.
• O canal especializado (Livrarias) tem retração de 1,2% em faturamento no ano.
• O percentual de descontos atinge o maior patamar em Novembro (26,5%), período da Black Friday, porém, fica em seu menor patamar em Dezembro (10,9%), período das vendas de Natal.
• Categorias em destaque – Autoajuda, HQ/Jogos e Administração/Economia.
• Auto Ajuda apresentam o maior crescimento de mercado, enquanto as campanhas tem a maior retração.

Veja o Relatório Completo: GFK Mercado do Livro 2018.

A Associação Nacional de Livrarias – ANL e a GFK, uma das empresas líderes em Inteligência de Mercado no mundo, fecham o primeiro ano de parceria, disponibilizando mensalmente um retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.

“Esse serviço é consequência de uma parceria que já se desenvolve desde 2011. Por vários anos a GFK participa de nossas Convenções, trazendo ao mercado dados sobre o varejo do livro. Ela, também, foi responsável pelo último Diagnóstico ANL do Setor Livreiro, apresentado em 2013*. Conhecer os números do mercado é ferramenta primordial para o negócio do livro”, destaca Bernardo Gurbanov, presidente da ANL.

Marilu Garcia do Amaral — Comunicação ANL- Associação Nacional de Livrarias
Fones: 11 22614360 / 11 9 9127 5268 — e-mail: imprensa@anl.org.br
Fanpage: facebook.com/livrarias.anl/ — Site: www.anl.org.br — Skype: marilu-mga