Livrarias enfrentam isolamento social

As livrarias, em sua maioria, buscam alternativas para chegar ao seu cliente

A Associação Nacional de Livrarias-ANL convidou seus associados a responderem uma breve pesquisa sobre como eles estão enfrentando o distanciamento social, em época de pandemia, e quais as formas de vendas estão utilizando para levar o livro até seu cliente.

Quando indagados sobre se tinham alguma livraria física aberta, 75% responderam que não. Entre as abertas, 25%, foram verificadas nas seguintes cidades: Criciúma, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau e Florianópolis, em Santa Catarina; Ponta Grossa e Curitiba, no Paraná; Valadares e Betim, em Minas Gerais; e Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

Algumas lojas estão trabalhando internamente apenas para atendimento de entrega nas capitais de SP, BA, DF, ES, GO, MG, PA, PE, RJ, e RS.

Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 28 de abril e 04 de maio de 2020, alguns livreiros tinham a expectativa de abertura de suas lojas físicas, já em maio, principalmente na capital paulista. Mas para alguns apenas em junho próximo.

67,7% têm serviço de delivery, incluindo o serviço de serviço de Drive Thru.

Mais sobre o tema:

• A ANL publica em sua fanpage, https://www.facebook.com/livrarias.anl/, links de seus associados, destacando suas ações, promoções e eventos em tempo de distanciamento social. Lá o leitor pode localizar uma livraria próxima a ele.

• Indicamos, ainda, a matéria da CNN Brasil. Segundo o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov, que participa da matéria, a pandemia tem impulsionado as vendas online, chegando a atingir o pico de 40% a 45% no faturamento de algumas empresas. “Logicamente, as grandes têm vantagem nisso, mas também as pequenas vêm inovando, promovendo eventos online com os clientes e fazendo as vendas também dos livros físicos pela internet”, explicou.

Assista também: Livrarias de rua fazem vendas online e parceria com autores para não fecharem..

Veja também: O varejo do livro em meio a pandemia do novo coronavírus