Encontro de Livreiros em Campinas

post_encontro1

Encontro de Livreiros em Campinas

A primeira edição do Encontro para Fortalecer o Mercado de Livreiros de Campinas foi um sucesso

Realizado no último 24 de novembro o Encontro de Livreiros de Campinas, no estado de São Paulo, se concretizou com uma oportunidade ímpar para que os livreiros, que muitas vezes não conseguem participar da Convenção Nacional de Livrarias, pudessem conhecer mais sobre a globalização do setor e, ao mesmo tempo, discutissem questões de suas realidades regionais.

“O livreiro, que fica fora dos grandes centros urbanos, precisa mostrar sua força e aproveitar as oportunidades do mercado. O atual panorama nos trouxe um grande desafio: a necessidade de os pequenos livreiros se reinventarem e desenvolverem suas práticas estratégicas para manterem-se competitivos, conquistando novos clientes e expandindo sua atuação.” Destaca a empresária do setor do livro Magda Krauss, idealizadora do evento e diretora da Associação Nacional de Livrarias-ANL.

Com o apoio da Associação Nacional de Livrarias-ANL o Encontro, que teve a realização do Instituto Cultural Saber e Ler, a Produção de Maria Branca Produção Cultural e Artística, fez parte da 2ª Jomada Literária de Campinas entre 22 e 25 de novembro de 2018.

Bernardo Gurbanov, presidente da ANL, que abriu o evento, ressaltou a importância para a Associação em apoiar eventos regionais. “O fortalecimento do pequeno livreiro, das livrarias especializadas e de lojas fora dos grandes centros urbanos, só pode contribuir de forma positiva, não apenas para a saúde econômica do setor, mas também para levar a estas cidades leitura e lazer de qualidade”, reforçou ele.

Durante sua exposição, Bernardo apresentou o Manual de Livrarias*, lançado em parceria com a CBL em 2018 na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e ressaltou a importância do conceito de “proposta de valor” que as livrarias precisam definir como mensagem a ser percebida pelo seu público alvo.

Outro fator importante, destacado por Gurbanov, é o de levar para a Convenção Nacional de Livrarias, que em 2019 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, essas experiências locais.

Neste mesmo dia apresentara-se Augusto Kater, Gestor de negócios e Marketing, que falou sobre “Ações de marketing aplicadas às livrarias; Gerson Ramos, diretor comercial da Editora Planeta, que trouxe o tema "Inovação no varejo dos livros - Um plano possível para pequenas livrarias"; e Gustavo Andrade, gestor de pessoas e negócios, com o tema “Tudo o que você precisa aprender para vender seus produtos de forma eficaz”.

(Da esquerda para a direita Gerson Ramos, Bernardo Gurbanov, Gustavo Andrade e Augusto Kater)

Para Magda Krauss, esse primeiro Encontro já possibilitou a formação do grupo de trabalho “Academia de Livreiros”, que servirá de suporte pata trocar de informações e ideias, agilização de práticas do setor e a formatação de novos Encontros e de Cursos organizados pela ANL. “Pretendemos organizar outros Eventos em diversas regiões de Brasil, valorizando o livreiro e o fornecedor local. Sempre defendi, como diretora da ANL que nossa Associação prestigiasse os livreiros fora dos grandes centros e, com a atual gestão, vejo que iniciamos esse trabalho. Sabemos que para dar continuidade a essas ações iremos precisar do apoio e patrocínio, não apenas dos órgãos públicos e privados das regiões visitadas, mas também de toda a cadeia do livro, que como nós, tenha como objetivo o fortalecimento do negócio local. O mercado, como um todo só tem a ganhar”, afirma Magda.

Magda, ainda, reforça a importância e agradece o apoio das empresas: Editora Brasil, Editora Planeta, Fundo de Investimentos Culturais de Campinas-SP, Secretaria de Cultura da prefeitura de Campinas-SP e da Sunega-Tognon.

Magda, ainda, reforça a importância e agradece o apoio das empresas: Editora Brasil, Editora Planeta, Fundo de Investimentos Culturais de Campinas-SP, Secretaria de Cultura da prefeitura de Campinas-SP e da Sunega-Tognon.

Para participar:
Instituto Cultural Saber e Ler divulgação@saberler.com.br — (19) 9 9420 8228
Associação Nacional de Livrarias-ANL – anl@anl.org.br — (11) 33375419

*O Manual de Livrarias é disponibilizado gratuitamente:
http://cbl.org.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Guia-CBL-WEB.pdf