Em dia de Assembleia ANL lança sua Convenção

Em dia de Assembleia ANL lança sua Convenção

A Associação Nacional de Livrarias- ANL realizou, no dia 20 de março de 2019, sua Assembleia Geral Ordinária. O evento aconteceu em sua sede na capital paulista. A Assembleia trouxe o Balanço do exercício de 2018; o Relatório de Atividades -2018; e elegeu seu novo Conselho Fiscal – Biênio 2019/2020.

Foram eleitos: Edson Adriano Pedroso (Livraria Paulus – SP); Nivaldo Madureira de Almeida Junior (Livraria Pedagógica Paulista – SP); e Marcus Vinícius Barilli Alves (Melhoramentos – SP)

2018. Um ano de gestão intensa.

Um ano difícil para o Brasil. A Associação Nacional de Livrarias-ANL, entidade de classe que representa o mercado livreiro brasileiro completou, em maio de 2018, 40 anos de existência.

Ao longo destes anos foram muitos os desafios, porém temos a plena convicção que tanto a atual gestão, como também as gestões anteriores, por onde passaram inúmeros profissionais do mercado livreiro ao longo destes 40 anos dedicados à frente da ANL, trabalharam com empenho em benefício da classe livreira, em prol ao fomento ao livro e no incentivo à leitura em país de norte a sul.

“O otimismo inicial, aquela sensação de "agora vai", reinante na sociedade nos primeiros meses de cada ano que se inicia, ficou rapidamente diluída pela greve dos caminhoneiros, com a Copa do Mundo e as eleições presidenciais.

Para coroar este processo, de deterioração das expectativas, o setor do livro teve sua cadeia de pagamentos fortemente atingida pelos pedidos de recuperação judicial das livrarias Saraiva e Cultura. Por fim, o início da reorganização do varejo, aumentando sua capilaridade e fortalecendo outras redes como a Leitura, Curitiba e Livraria da Vila.” Descreve Bernardo Gurbanov, presidente da ANL.

“A ANL atingiu seus objetivos mantendo sua firme disposição em defender os interesses de seus associados, esclarecendo à opinião pública o funcionamento empresarial do setor através de inúmeras entrevistas aos meios de comunicação, nacionais e internacionais, organizando uma Convenção Nacional de altíssimo nível e, apoiando as campanhas de promoção a leitura e a visitação às livrarias. Comprometimento, ética e coerência continuarão norteando as condutas desta diretoria.” Acrescenta Gurbanov.

29ª Convenção Nacional de Livrarias

A 29ª Convenção Nacional de Livrarias, que traz como tema central “A LIVRARIA SUSTENTÁVEL” foi lançada oficialmente na sede da Associação. Organizada pela ANL, acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2019 no Hotel Windsor – Barra da Tijuca/ RJ, busca possibilitar troca de experiências; apresentar novas metodologias de administração para o varejo; e prospectar o futuro do nosso negócio e contribuir com o crescimento sustentável do segmento livreiro.

“Sempre temos que colocar à prova a nossa capacidade de reinvenção. A mudança é imperativa e quem resistir a ela estará assinando o seu atestado de óbito empresarial”, expôs Gurbanov na abertura do lançamento. Ele ressaltou, ainda, que a Convenção trará uma programação focada na inovação e em estratégias para alcançar o leitor-consumidor. O evento trará, também, temas polêmicos como discussões importantes sobre os descontos excessivos que vem impactando a dinâmica competitiva do mercado.

Entre os temas que serão apresentados na Convenção estarão: Novas formas de leitura e o papel do livro em papel; Produto livro: inovações nas técnicas de vendas e o novo consumidor brasileiro; A livraria sustentável; Plataformas Online; A hora e a vez dos independentes; O varejo físico do livro: crise ou oportunidade?; O comércio do livro didático no Brasil; e Políticas Públicas para o segmento do livro. A programação é sujeita a alterações.

As atividades desenvolvidas na programação 2019 terão como foco a apresentação de palestras surpreendentes; debates polêmicos; cases emblemáticos de inovação, ampliando desta maneira o acesso a recursos que possibilitem a formulação de ações destinadas a enriquecer a experiência de compra do leitor.

A prioridade nesta ocasião será impulsionar a troca de informações para fortalecer e aprofundar a discussão sobre os desafios do presente e as estratégias criativas para o futuro do varejo do livro no Brasil.

A ANL procurará implementar os mecanismos necessários para viabilizar a participação do maior número de profissionais, com ênfase nos proprietários e gerentes de livrarias de porte médio e pequeno.

O encontro entre livreiros, editores, distribuidores e autoridades das instituições do setor e do poder público proporcionará, com certeza, a consolidação das necessárias interações positivas entre os protagonistas da cadeia produtiva do livro.

Foram apresentados os valores comerciais aos patrocinadores e apoiadores ao evento.

O E-Commerce é realidade. E agora?

A GfK, uma das empresas líderes em Inteligência de mercado no mundo, que desde 2011 desenvolve uma parceria com a ANL, para o desenvolvimento de pesquisas sobre o varejo do livro no Brasil, participou do Lançamento da 29ª Convenção da ANL com a apresentação “O E-Commerce é realidade. E agora?”

Segundo a apresentação de Henrique Nogueira, executivo de atendimento da GfK o ano de 2018 seguiu estável, porém sofreu no 4 trimestre. Ambos os canais (online e offline) tiveram queda nesse período, mas o online foi menos atingido. “O online abriu o ano de 2018 com um forte crescimento, 30% no primeiro trimestre, mas ao longo dos trimestres foi perdendo força e fecha o último trimestre com uma queda de 11%.” Complementou o executivo.

Apesar da estabilidade, o online cresce enquanto o offline cai. Com esse movimento, o canal online ganha 4 pontos percentuais em importância.

Quando a pesquisa ressaltou a “Importância dos Gêneros por Canal” destacou-se: Didáticos, Histórias em Quadrinhos e Jogos e Autoajuda no Online; e Autoajuda, Administração e Economia no Offline. Apesar dos preços médios terem diferença de até 20% nos gêneros que compõe o Top 5, quando observamos o desconto médio, vemos que a diferença chega a até 30 pontos percentuais.” Completou Nogueira.

Henrique apresentou, a diferença de preço entre os dois canais, para os 15 títulos mais vendidos em 2018. O único item com preço igual (Álbum da Copa), que teve uma importância do Online menor do que o mercado total.

Já com relação aos primeiros meses de 2019, destacou-se que o mercado apresenta retração, seguindo a tendência do 4º trimestre de 2018. “Vimos que o preço médio no online cresceu 9,2%, enquanto o offline caiu 3,7%, sendo que o online já passa a representar 43% do faturamento do mercado.” Afirmou Henrique./p>

Outro destaque para 2019 é com relação ao patamar de desconto, com redução em ambos canais. “Os patamares de desconto estão menores neste ano. Diminuíram alguns pontos percentuais. Mais especificamente 7 pontos no Online e 8 pontos no Offline.”, complementou.

Entre os 15 Títulos mais vendidos em 2019, entre os meses de janeiro e fevereiro, a diferença média de preços se mantém em 24% apesar das alterações dos patamares de desconto em 2019.

Veja o Relatório na seção Números do Setor

A GFK participa das Convenções, trazendo ao mercado dados sobre o varejo do livro. A empresa também foi responsável pelo último Diagnóstico ANL do Setor Livreiro, apresentado em 2013.