Confira a programação da 33ª Convenção Nacional De Livrarias

ANL25_33CONVENCAO_04

Confira a programação da 33ª Convenção Nacional De Livrarias

Realizado nesta quinta-feira (12/6), evento traz nomes de destaques para o setor, como o presidente da instituição francesa France Livre, Nicolas Roche, e a senadora Teresa Leitão (PE)

É nesta quinta-feira (12/6) que o Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro, recebe a 33ª Convenção Nacional de Livrarias, um dos encontros mais estratégicos do setor editorial. Com o tema “O Ecossistema do Livro”, o evento acontece no Lagune Barra Hotel, e vai colocar em pauta a interdependência entre livrarias, editoras, distribuidoras, gráficas e leitores na construção de um mercado mais equilibrado, sustentável e resiliente.

“Defender o setor livreiro é defender o acesso ao conhecimento e à educação. A Convenção é o espaço onde unimos forças, alinhamos estratégias e reafirmamos o papel vital das livrarias na construção de um Brasil mais leitor”, afirma Alexandre Martins Fontes, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Entre os pontos altos da programação está a aguardada palestra de Nicolas Roche, presidente do France Livre (antigo Bureau International de l’Édition Française – BIEF), que abordará os impactos e aprendizados da Lei Lang, a política de preço do livro vigente na França há mais de 40 anos. A discussão ganha ainda mais relevância diante do cenário brasileiro, onde cresce o movimento em torno da aprovação da Lei Cortez — proposta que busca equilibrar o mercado, proteger as livrarias e ampliar o acesso à leitura. Para ampliar o diálogo entre experiências internacionais e políticas públicas nacionais, a mesa contará também com a presença de Jéferson Assumção, diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, e de Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura.

Outro momento de destaque será a participação da senadora Teresa Leitão (PE), que se conectará ao evento virtualmente diretamente de Brasília. Responsável pelo desarquivamento da Lei Cortez no Senado, a parlamentar trará atualizações importantes sobre a tramitação da proposta, que defende condições justas para empreendedores do setor, preços acessíveis ao público leitor e ações estruturantes de fomento à leitura em todo o país.

A 33ª Convenção Nacional de Livrarias reunirá especialistas renomados, lideranças do mercado editorial, representantes de instituições nacionais e internacionais, além de empreendedores e profissionais do setor livreiro. O evento é promovido pela ANL e promete ser um marco na construção de um mercado do livro mais interconectado, sustentável e preparado para os desafios contemporâneos.

Confira a programação completa da 33ª Convenção Nacional de Livrarias