O TikTok deixou de ser apenas uma rede de vídeos curtos para se tornar uma das maiores vitrines da literatura contemporânea. No Brasil, o fenômeno conhecido como BookTok tem impactado diretamente o mercado editorial, influenciando decisões de tiragem, estratégias de marketing e até a disposição de livros nas livrarias físicas.
O fenômeno também está ajudando a movimentar a Bienal do Rio e a própria plataforma de vídeos curtos é um dos patrocinadores do evento que vai até a semana que vem.
A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e 2,5 bilhões de visualizações, consolidando uma comunidade que transforma leitores em influenciadores e livros em best-sellers.
Segundo Carol Baracat, Diretora de Marketing Integrado do TikTok, o crescimento do BookTok no Brasil é um reflexo da força da comunidade leitora na plataforma.
“A comunidade BookTok é uma das maiores que temos, impulsionada pela paixão dos usuários pelos livros e pela criatividade da comunidade. Além de incentivar o hábito da leitura, é uma forma de descobrir novos autores e livros, impulsionar a descoberta de talentos e também redescobrir clássicos da literatura”, afirma Carol.