Como o TikTok está transformando o mercado literário e movimenta a Bienal do Rio

ANL25_TIK-TOK

Como o TikTok está transformando o mercado literário e movimenta a Bienal do Rio; veja os livros que bombaram no BookTok

Plataforma de vídeos curtos influencia decisões editoriais, impulsiona vendas e revela novos autores. A hashtag #BookTokBrasil já soma bilhões de visualizações e mudou o comportamento de leitores e livrarias. (Por Raoni Alves, Ana Luísa Marques, g1 rio)

O TikTok deixou de ser apenas uma rede de vídeos curtos para se tornar uma das maiores vitrines da literatura contemporânea. No Brasil, o fenômeno conhecido como BookTok tem impactado diretamente o mercado editorial, influenciando decisões de tiragem, estratégias de marketing e até a disposição de livros nas livrarias físicas.

O fenômeno também está ajudando a movimentar a Bienal do Rio e a própria plataforma de vídeos curtos é um dos patrocinadores do evento que vai até a semana que vem.

A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e 2,5 bilhões de visualizações, consolidando uma comunidade que transforma leitores em influenciadores e livros em best-sellers.

Segundo Carol Baracat, Diretora de Marketing Integrado do TikTok, o crescimento do BookTok no Brasil é um reflexo da força da comunidade leitora na plataforma.

“A comunidade BookTok é uma das maiores que temos, impulsionada pela paixão dos usuários pelos livros e pela criatividade da comunidade. Além de incentivar o hábito da leitura, é uma forma de descobrir novos autores e livros, impulsionar a descoberta de talentos e também redescobrir clássicos da literatura”, afirma Carol.

Acesse aqui a matéria completa.