Carta aberta Bernardo Gurbanov

Bernardo Gurbanov se despede da presidência da ANL com o balanço de sua gestão 2021

Prezados diretores e associados

Nos aproximamos de mais um final de mandato, desta vez referido ao período 2020-2021.

Um biênio marcado pela pandemia do Covid-19 que alterou dramaticamente as práticas do mercado livreiro, os hábitos de consumo e as formas de circulação do livro físico.

Como todas as situações extremas, esta nova realidade colocou a prova a capacidade de adaptação dos profissionais do setor e da sociedade em geral.

A partir de meados de março de 2020 e durante boa parte do segundo semestre do mesmo ano, a queda no faturamento das livrarias afetou profundamente a cadeia de pagamentos, porém, em grande medida a situação foi lentamente se recompondo. Renegociações junto aos fornecedores foram concretizadas, legislações de apoio à economia criativa foram sancionadas e atitudes solidárias intra-mercado foram viabilizadas contribuindo para a preservação do ecossistema de livros.

A ANL teve ativa participação, nem sempre visível aos olhos dos associados, nas articulações políticas e na construção das legislações de emergência que acabaram atenuando as consequências econômicas geradas pela pandemia.

Do mesmo modo, e agora sim, concretizando ações visíveis, geramos uma série de lives que possibilitaram o protagonismo de livreiros de todas as regiões do país, transmitindo experiências locais e estimulando o intercâmbio profissional.

Atendemos inúmeros pedidos de entrevistas por parte da imprensa escrita, radial, televisiva e das mídias digitais, transmitindo e analisando semanalmente a evolução da situação das livrarias e de suas estratégias de sobrevivência.

Podemos afirmar, sem falsa modéstia, que atualmente a ANL é uma das principais referências nacionais no que se refere à formação de opinião sobre o varejo do livro e o estímulo à leitura.

Participamos de debates, simpósios, congressos nacionais e internacionais, sempre focados em temáticas atuais de interesse do setor, fundamentando nossas opiniões em investigações, pesquisas e interpretação de dados da realidade.

Criamos campanhas visando o fortalecimento das livrarias existentes, incentivamos a abertura de novas livrarias e ainda colaboramos com campanhas similares promovidas por outras entidades do setor editorial.

Em função da emergência econômica, tivemos que lidar com uma extrema e inédita escassez de recursos devido à interrupção de aportes das mensalidades por parte de não poucos associados e ainda, devido à postergação de atividades como a Convenção Nacional de Livrarias, entre outras fontes geradoras de receitas.

Tomamos todas as medidas de contenção possíveis dentro da legalidade e mesmo enfrentando restrições financeiras, conseguimos liquidar uma antiga dívida contraída com a ABDL, fruto da reforma da sala de reuniões que compartilhamos durante alguns anos. Atualmente a ANL é proprietária das duas salas que constituem seu endereço fiscal, sendo que uma delas encontra-se disponível para locação.

Não poderíamos concluir este breve informe sem mencionar o compromisso e atitudes proativas de nossa secretária executiva, Francini Ramalho e de nossa assessora de imprensa, Marilu Garcia, que nos acompanharam no dia a dia das três últimas gestões.

Por fim, queremos agradecer às sucessivas diretorias, que desde nosso primeiro mandato iniciado em 2016, confiaram em nosso trabalho, apoiaram incondicionalmente a gestão presidencial e prestigiaram tanto os eventos presenciais como os eventos virtuais.

Desejamos ao novo presidente e a nova diretoria o melhor dos desempenhos no comando da instituição, com a certeza de que conduzirão airosamente as ações condizentes com os tempos de transformação digital que estão em curso, em prol das livrarias brasileiras.

Bernardo Gurbanov - ANL – Presidente 2016-2021
São Paulo, 14 de dezembro de 2021