Flipoços 2019 abre discussões sobre o mercado do livro

A Flipoços 2019 abre discussões sobre o mercado do livro

A 14ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas & Flipoços, que acontece entre 27 de abril e 05 de maio de 2019 abre, mais uma vez, a oportunidade para discussões sobre o mercado editorial trazendo para a cidade alguns dos mais importantes players da área para discussões que vão desde a crise no mercado livreiro até a importância do investimento em Cultura como plataforma de desenvolvimento de uma cidade, Estado e Nação.

A primeira mesa acontece dia 27 de abril, sábado, às 15h30, no Teatro da Urca com o título "O Negócio do Livro no Brasil: Desafios e Oportunidades" com Magda Krauss, Diretora da ANL (Associação Nacional de Livrarias), Vitor Tavares, Presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro). João Scortecci, Diretor Editorial do Sistema Abigraf SP (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). A mesa acontece no Teatro da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n – Poços de Caldas / MG).

Para o coordenador da mesa, o editor, livreiro e gráfico João Scortecci, essa discussão no Flipoços é muito importante. “Será um momento em que poderemos conversar com os colegas da área para encontrar alternativas”, diz ele.

Para Magda Krauss, diretora da Associação Nacional de Livrarias-ANL, essa será, também, uma ótima oportunidade para se discutir a presença do médio e pequeno livreiro no atual cenário do varejo do livro no Brasil. “O livreiro, mesmo aquele que fica fora dos grandes centros urbanos, precisa mostrar sua força e aproveitar as oportunidades do mercado. O atual panorama nos trouxe um grande desafio: a necessidade de os pequenos livreiros se reinventarem e desenvolverem suas práticas estratégicas para manterem-se competitivos, conquistando novos clientes e expandindo sua atuação.” Destaca Magda.

Refletir o momento, encontrar soluções ideais para todos e muito diálogo tem sido o caminho encontrado pelos profissionais da área. Além dos efeitos da crise Brasil, as razões do colapso das duas maiores redes de livrarias foram: dimensionamento equivocado do potencial de crescimento e expansão do próprio negócio; abertura de superlojas, as chamadas mega stores, com custos estratosféricos e insanos; má gestão; guerra de preços com descontos abusivos e, principalmente, fragilidade do próprio modelo de negócio, hoje ultrapassado, conhecido como consignação no mercado de livros.

“O livro não está em crise. O mercado, sim. Somos frágeis! Nela – falo da fragilidade - depositamos a força por novas atitudes. As pessoas continuam lendo e mais do que nunca continuam apaixonadas por uma das mais incríveis invenções da humanidade: o livro”. Complementa Scortecci.

Outras mesas compõem a temática Técnica

A segunda mesa acontece no domingo, dia 28 de abril, às 14h, no Teatro da Urca, com a Mesa de Editores "O que esperar do futuro do livro no Brasil" com os editores Pedro Almeida (Faro Editorial), Emilio Fraia (Cia. das Letras), Luis Antonio Torelli (Trilha Educacional), Gustavo Faraon (Dublinense). Mediação Valeria Martins da Oasys Cultural. A crise no mercado editorial, com fechamento de grandes livrarias e acordos de recuperação judicial serão alguns dos temas que norteiam a mesa durante o festival, conforme explica a curadora, Gisele Corrêa Ferreira, que preza também por mesas técnicas. “É imprescindível discutirmos o mercado editorial e os mecanismos das editoras para sobreviver a esta grande crise que enfrentamos. Cabe a nós abrirmos espaço para que as ideias possam fluir e que possamos encontrar soluções criativas a partir destas conversas”, destacou.

Além disso, o Festival contará também com a mesa “Café com Leite” com as presenças do ex-ministro da Cultura e atual Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Sérgio Sá Leitão e com o Secretário de Estado da Cultura de Minas, Marcelo Landi Matte, que vão conversar sobre “Cultura e Economia Criativa - desafios e perspectivas para hoje e para futuro”. O objetivo é dialogar sobre as políticas culturais executadas entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais que possam ser referência para o Brasil. O encontro entre os Secretários acontece dia 28 de abril, às 10h, no Teatro da Urca.

Todas essas atividades são gratuitas. Segundo a curadora Gisele Ferreira, o festival tem se tornado cada vez mais uma vitrine não só para os autores divulgarem seus trabalhos, como também, um local de encontro onde os principais profissionais do mercado do livro e da literatura do Brasil podem trocar “figurinhas”. Os encontros técnicos são sempre momentos de reflexão. Em um momento em que o Brasil passa por grandes transformações no mercado livro, nos sentimos responsáveis também em abrir o diálogo. Afinal a Feira do Livro de Poços, em função de toda crise enfrentada por esse mercado, acabou se destacando no Brasil como uma grande oportunidade de negócios.

O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais. Mais informações, sobre ingressos, programação completa e guia virtual podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.