A Black Friday vem aí

A Black Friday vem aí

No último dia 8 de novembro a Associação Nacional de Livrarias - ANL e a B2W Marketplace falaram aos associados da Associação sobre como se preparar para a Black Friday de 2018, que acontece oficialmente nesta sexta-feira, 23 de novembro.

Para o executivo da B2W, Felipe Mello, hoje a Black Friday só perde, em volume de vendas de livros, para a época escolar.

De acordo com o levantamento da empresa 91% dos consumidores têm intenção de comprar nesta Black Friday, em 2017 eram 68% e em 2016 61%. A empresa projeta um crescimento de 51% no volume de vendas em comparativo com o ano anterior.

“Penso que o livreiro, independentemente do tamanho de sua empresa, tem que se programar e aproveitar esta data especial para o comercio do livro.” Ressalta Bernardo Gurbanov, presidente da ANL.

Segundo levantamento da GfK*, uma das empresas líderes em Inteligência de Mercado no mundo, em 2017 ainda que o volume vendido tenha sido 6% menor que a Black Friday 2016, quando comparando o volume de crescimento da semana anterior ao evento, em 2017 foi maior do que em 2016 (102% vs 100%).

Ainda, de acordo com a Gfk, em 2017 nota-se que ouve uma migração das vendas para o mercado online, que possui um mix de produtos mais premium. Isso fica evidente quando a gente olha os gêneros, por exemplo, em HQ, gênero que mais cresceu de um ano para o outro.

Saiba mais: GFK Black Friday - ANL

*A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL disponibiliza mensalmente, o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.

Imprensa ANL