65ª Feira do Livro de Porto Alegre

65ª Feira do Livro de Porto Alegre distribuiu rosas em seu encerramento e apresentou resultados positivos

Uma avaliação positiva com a apresentação de números que apontam o crescimento do evento foi apresenta ontem, 18 de novembro, pela diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e integrantes da Comissão Executiva da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Depois de agradecer aos patrocinadores e apoiadores desta edição histórica, o presidente da CRL, Isatir Bottin Filho, divulgou os números gerais, considerando que os resultados são muito satisfatórios. Em 17 dias, a Feira do Livro 2019 recebeu um público superior a um milhão e 300 mil pessoas e vendeu o total de 226.971 livros, atingindo um acréscimo de 1% em relação ao ano passado, com o ticket médio de R$ 30,00. Na orientação do público, o Balcão de Informações da Feira prestou a média de 20 mil atendimentos.

O tesoureiro da CRL, Guiomar Beineke, disse que a 65ª edição fechou dentro do previsto e ressaltou que a diretoria busca cada vez mais a autossustentabilidade da Feira. Lembrou que o crescimento das vendas foi importante apesar de alguns momentos de chuva e da redução do período do evento para 17 dias, enquanto em 2018 foi de 18 dias.

A coordenadora da Área Geral, Jussara Haubert Rodrigues, destacou a diversidade da programação para o público adulto, que se desenvolveu levando ao público ideias inovadoras, sem preconceito e sem censura. Jussara divulgou os números de sua área, assim como Sônia Zanchetta, coordenadora da Área Infantil e Juvenil, expôs os principais resultados. Sônia salientou a contribuição fundamental de parceiros e o trabalho do Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura da CRL.

Em seu cortejo de encerramento a Bienal distribuiu Rosas. O cortejo que começou na Avenida Sepúlveda, contou com mais de duzentas pessoas na caminhada. Com distribuição de rosas aos livreiros, um trio de músicos tocavam marchinhas de Carnaval.