31ª Convenção Nacional de Livrarias reuniu setor na Academia Brasileira de Letras

31ª Convenção Nacional de Livrarias reuniu setor na Academia Brasileira de Letras

Com inscrições esgotadas, presença de Gilberto Gil e lançamento da 5ª edição do Anuário Nacional de Livraria marcam convenção

A 31ª Convenção Nacional de Livrarias fez sua estreia na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro ser inesquecível, com inscrições esgotadas e 300 participantes. Durante os dias 30 e 31 de agosto, nomes importantes do setor estiveram juntos analisando tendências, refletindo e discutindo sobre os mais diversos temas do mercado livreiro no Brasil.

Com o tema 'Mais Livros, Mais Livrarias', o evento abordou questões relevantes, como a aprovação da Lei Cortez, as boas práticas e soluções para o mercado do livro, a relação entre livrarias e editoras e modelo de negócio. Também foi destaque da programação no primeiro dia a presença de Gilberto Gil, que ao lado da esposa Flora Gil e o ilustrador Daniel Kondo apresentaram em primeira mão os dois novos livros do cantor, lançados pela editora Martins Fontes. “Andar com fé” e “Nós”, já disponíveis para a compra.

A programação da Convenção ainda incluiu nomes como o autor best-seller e ex-CMO do McDonald’s, João Branco, que enfatizou a importância de fazer o que se acredita “com propósito”.

A edição de 2023 celebrou, principalmente, a resiliência do setor, lançando no segundo e último dia de evento a 5ª edição do Anuário Nacional de Livrarias, que aponta que o Brasil possui cerca de 2.992 livrarias. O projeto ofereceu uma listagem atualizada de livrarias existentes no país, organizada por regiões geográficas, municípios e estados. O intuito desta edição também foi obter a segmentação principal das livrarias.

A 31ª Convenção de Livrarias teve o apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro. Patrocínio Master de Catapulta, Faro Editorial, Global Editora, Librum Editora, RPS Eventos e Editora On-Line. Patrocínio Ouro de Alta Books, Editora Krauss, Metabooks (MVB), Transpo Express e Todolivro Editora. Apoio Comercial Prata de Ciranda Cultural, Harper Collins Brasil, Distribuidora Loyola, Editora WMF Martins Fontes e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), PAE Editora, Bom Bom Book’s Editora. Apoio Comercial Bronze da Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo (ABIGRAF-SP), Distribuidora Catavento, Nielsen BookData, Inovação Distribuidora, Editora DCL e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Apoio de Mídia de Publish News.


CONFIRA AS FOTOS DA 31ª CONVENÇÃO