Com inscrições esgotadas, presença de Gilberto Gil e lançamento da 5ª edição do Anuário Nacional de Livraria marcam convenção
A 31ª Convenção Nacional de Livrarias fez sua estreia na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro ser inesquecível, com inscrições esgotadas e 300 participantes. Durante os dias 30 e 31 de agosto, nomes importantes do setor estiveram juntos analisando tendências, refletindo e discutindo sobre os mais diversos temas do mercado livreiro no Brasil.
Com o tema 'Mais Livros, Mais Livrarias', o evento abordou questões relevantes, como a aprovação da Lei Cortez, as boas práticas e soluções para o mercado do livro, a relação entre livrarias e editoras e modelo de negócio. Também foi destaque da programação no primeiro dia a presença de Gilberto Gil, que ao lado da esposa Flora Gil e o ilustrador Daniel Kondo apresentaram em primeira mão os dois novos livros do cantor, lançados pela editora Martins Fontes. “Andar com fé” e “Nós”, já disponíveis para a compra.
A programação da Convenção ainda incluiu nomes como o autor best-seller e ex-CMO do McDonald’s, João Branco, que enfatizou a importância de fazer o que se acredita “com propósito”.
A edição de 2023 celebrou, principalmente, a resiliência do setor, lançando no segundo e último dia de evento a 5ª edição do Anuário Nacional de Livrarias, que aponta que o Brasil possui cerca de 2.992 livrarias. O projeto ofereceu uma listagem atualizada de livrarias existentes no país, organizada por regiões geográficas, municípios e estados. O intuito desta edição também foi obter a segmentação principal das livrarias.
A 31ª Convenção de Livrarias teve o apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro. Patrocínio Master de Catapulta, Faro Editorial, Global Editora, Librum Editora, RPS Eventos e Editora On-Line. Patrocínio Ouro de Alta Books, Editora Krauss, Metabooks (MVB), Transpo Express e Todolivro Editora. Apoio Comercial Prata de Ciranda Cultural, Harper Collins Brasil, Distribuidora Loyola, Editora WMF Martins Fontes e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), PAE Editora, Bom Bom Book’s Editora. Apoio Comercial Bronze da Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo (ABIGRAF-SP), Distribuidora Catavento, Nielsen BookData, Inovação Distribuidora, Editora DCL e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Apoio de Mídia de Publish News.