30ª Convenção Nacional de Livrarias – Cobertura do Evento

30ª Convenção Nacional de Livrarias é marcada por debates sobre negócios, regulamentação, tributação e tendências do setor

Encontro anual, promovido pela ANL, reuniu mais de 200 pessoas em São Paulo

São Paulo, julho de 2022 – Retornando ao modelo presencial, a 30ª Convenção Nacional de Livrarias reuniu mais de 200 pessoas no Hotel Meliá, em São Paulo, para debater as tendências do mercado livreiro. Com o tema “Tudo Começa na Livraria", o principal encontro do setor, promovido pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), colocou um holofote sobre as livrarias físicas e debateu temas importantes para os negócios, com painéis sobre como impulsionar as vendas virtuais, tributações, consignação, as redes sociais como aliadas na comercialização e a Lei Cortez, entre depoimentos emocionantes dos parceiros.

Realizada entre 30 de junho e 1 de julho, a Convenção contou com presenças para lá de especiais. A abertura foi feita com a participação virtual do ex-presidente José Sarney, que falou sobre sua luta pelos livros e da importância de defender a cultura. “É tarefa do estado inserir a literatura dentro da sociedade”, afirmou Sarney. O primeiro dia de evento ainda contou uma mesa especial sobre a não tributação de livro e as políticas de apoio ao segmento, com a participação de Vitor Tavares (CBL), Rui Nogueira (Patri), João Scortecci (Abigraf) e José Ângelo de Oliveira (Abrelivros). Foi discutido a possível reforma tributária, que propõe uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que pode fazer o livro ser taxado em até 12% e chegar ao leitor até 20% mais caro.

As vendas on-line também tiveram destaque durante toda a programação do encontro, com bate-papo com Ana Maia, do Magalu, sobre o melhor aproveitamento em Marketplaces. A mesa também teve participação de Gabriela Souza, do Mercado Livre, e mediação de Eduardo Cunha, da Bookinfo/Yandeh. O papo teve continuidade com a apresentação do professor, escritor e empresário, Joel Jota, que dividiu o palco com Carlos Buch.

Ainda sobre as regulações, bibliodiversidade e atualizações do setor, o último painel do primeiro dia da Convenção Nacional de Livrarias debateu a Lei Cortez. O bate-papo abordou o respeito a diversidade do público e os valores de venda, que garantem a sobrevivência das livrarias de rua, principalmente.

O segundo dia de evento foi marcado pela participação especial de Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza. No painel mais esperado da 30ª Convenção da ANL, a empresária defendeu as livrarias físicas com entusiasmo e disse que não dará reposição a lojas que reduzirem o preço de sua biografia recém-lançada pela editora Gente. A programação do segundo dia de evento também incluiu o papo sobre consignação, com a presença de Diego Drummond (Faro Editorial), Elga Pedri (Distribuidora e Livrarias Curitiba), Roberta Machado (Editora Record), Adalberto Ribeiro (Livraria Simples) e Wendel Almeida (Catavento Distribuidora de Livros), que fez a mediação.

Ainda no último dia da 30ª Convenção da ANL, Ronald Shild, CEO Global da MVB, falou ao público sobre a importância dos metadados e o que eles são capazes de fazer pelas vendas de livros. O TikTok, fenômeno das redes sociais, e como ele está impactando nas vendas de livros também foi tema da Convenção. Vinicius Barreto (#coisadelivreiro), Tiago Valente (booktoker) e Raul Henrique Skug (Livraria Leitura / Campinas) se uniram para trazer ao público uma visão positiva sobre a aliança com os chamados "booktokers".

Durante dois dias, a Convenção Nacional de Livrarias reuniu mais de 200 pessoas em São Paulo, no Hotel Meliá. O encontro anual voltou em 2022 para a forma presencial, após o recesso por conta da pandemia. Realizada pela ANL, a Convenção teve como tema “Tudo Começa na Livraria" e colocou um holofote sobre as tendências do setor e a valorização das livrarias físicas. Por isso, o evento contou com a participação especial da Livraria Nobel de Petrópolis, Livraria Livruz, Livraria Santos, Livraria Saber e Ler na apresentação de cases.

PATROCINADORES

Apoio Institucional
Abrelivros
Câmara Brasileira do Livro
FIA Business School

Patrocínio Master
AioHub
Alta Books
MVB
Transpo Express

Patrocínio Ouro
ABIGRAF-SP / SINDIGRAF-SP
Grupo Companha das Letras
Editora Melhoramentos
Sindicato Nacional dos Editores de Livros

Apoio Comercial Prata
Ciranda Cultural
Distribuidora Loyola
WMF Martins Fontes
Faro Editorial
Inovação Distribuidora de Livros
Editora Krauss
Paulus
Livraria Saber e Ler

Apoio Comercial Bronze
BookInfo
Distribuidora Catavento
Grupo Editorial Citadel
Editora Cortez
DCL Editora
Editora Gente
Editora Global
Harper Collins Brasil
Editora Planeta


CONFIRA AS FOTOS DESTE EVENTO