Tomada de liderança

Tomada de liderança

Editor e livreiro, Alexandre Martins Fontes assume a presidência da Associação Nacional de Livrarias enquanto a livraria com o nome dele desponta como a melhor de São Paulo.

Com acervo de cerca de 200 mil livros, a Martins Fontes está no começo da Avenida Paulista e, com a decadência da Livraria Cultura, localizada no final da mesma avenida, herda o título de melhor livraria de São Paulo.

Ao contrário da Cultura, que nasceu grande, a Martins Fontes, da Paulista, fundada em 1997, foi o patinho feio do grupo editorial até se tornar a joia da coroa com faturamento maior que o da editora.

Ao crescer, anexou lojas vizinhas na galeria onde está, mas mantém o charme de livraria tradicional com estantes até o teto e escadas de ferro em espiral no acesso ao mezanino e ao segundo andar.

O pai de Alexandre, Waldir, entrou no mercado editorial aos 20 anos com venda de livros de porta em porta, em Santos, litoral paulista, e alí fundou a primeira Livraria Martins Fontes em 1960, que em janeiro completou 64 anos.

Depois, focou na importação de livros de Portugal e distribução pelo Brasil o que o fez abrir um escritório em São Paulo, em 1973, em casa de dois andares no bairro Bixiga, onde hoje funciona a editora.

Como a livraria, a editora acrescentou espaços vizinhos; no último, ergueu um edifício de seis andares, todos eles com estantes com livros que, segundo Alexandre, são um espelho da livraria, de onde saem as vendas pela internet.

Com o falecimento de Waldir em 2000, Alexandre herdou, com o irmão mais novo Leandro, o grupo editorial enquanto a livraria de Santos ficou com os primos.

Formado em arquitetura, ele colaborava com a editora antes de entrar para a faculdade: "Estou na empresa há cerca de 30 anos, mas meu envolvimento profissional tem mais de 40. Durante um tempo todas as capas da Martins Fontes foram feitas por mim."

A sociedade com o irmão não deu certo, por diferenças no gerenciamento, e se separaram: o catálogo da editora foi dividido entre os dois. Alexandre fundou o selo WMF Martins Fontes, Evandro, o Martins Fontes - Martins, e cada um ficou com duas livrarias da rede:

"Tomamos uma decisão que nos deu oportunidade de seguir em frente e de cada um se realizar pessoalmente e profissionalmente poupando a relação. Não é pouca coisa e me orgulho e fico feliz de ter feito isso."

Texto de Kleber Oliveira - (Associação Estadual de Livrarias – AEL - 31/01/2024)
Leia a matéria completa - CLIQUE AQUI