Retrospectiva 2023 – um ano de recuperação para o setor livreiro

Retrospectiva 2023 - um ano de recuperação para o setor livreiro

Para o setor livreiro, a palavra que define o ano de 2023 é recuperação. Ao longo do ano, as livrarias voltam a ganhar espaço, não só nas grandes cidades, como também nas menores. “Sem dúvida uma trajetória cheia de desafios, mas também muitas conquistas. Perdemos grandes redes de livrarias ao longo de 2023, mas abrimos espaços para novos formatos. Estamos confiantes de que o futuro do setor é mais estável”, explica Marcus Teles, presidente da Nacional de Livrarias (ANL).

O ano marcou a retomada do Anuário da ANL, com a listagem atualizada das 2.972 livrarias existentes no país. A pesquisa organizou os estabelecimentos por regiões geográficas, municípios e segmentação. “O retorno desse projeto foi especial, pois a partir dele, podemos identificar tendências e avaliar que, em 10 anos, a perda do setor foi cerca de apenas 2%”, complementa o presidente.

Para consagrar o incentivo às livrarias no país, a concorrência leal também foi um dos principais debates defendidos pela ANL ao longo de 2023. Ao lado das entidades do setor, a instituição trabalhou em prol da tramitação e aprovação no congresso do Projeto de Lei 2604/20, a Lei Cortez.

À frente da entidade no biênio 22/23, Marcus Teles ainda aponta outra conquista: a maior proximidade entre instituições, livreiros, distribuidores e editores. A ANL organizou encontros quinzenais on-line, mantendo discussões abertas em prol do crescimento do varejo livreiro. "Essa união trouxe uma força maior para a recuperação do setor. Foram mais de 30 encontros só neste ano, com troca de experiências para entendermos melhor as demandas e validarmos campanhas de incentivo. Nos unimos em prol do fortalecimento das livrarias", explica Teles.

A 31 ª Convenção Nacional de Livrarias, realizada no Rio de Janeiro, também está entre as ações da ANL em 2023. Com o tema 'Mais Livros, Mais Livrarias', o evento reuniu mais de 300 pessoas, com destaque da programação para as presenças de Gilberto Gil, Ruy Castro, Ignácio de Loyola Brandão e João Branco.

“O ano de 2023 foi importante para entendendo ainda mais as demandas, equilibrarmos o caixa da associação e, enquanto setor, darmos continuidade a expansão de abertura das livrarias pelo país. Foi um período importante e de união dos livreiros que investem e acreditam no mercado do livro”, finaliza Marcus Teles.