Frente Parlamentar em defesa do livro

Frente Parlamentar Mista em defesa do livro, da leitura e da escrita

A deputada federal Fernanda Melchionna esteve presente ao segundo dia da 29ª Convenção da ANL, que aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto de 2019 na cidade do Rio de Janeiro. Convidada por Gurbanov, ela defendeu a importância de um esforço conjunto, entre todos os atores da cadeia do livro, para a efetivação do Plano Nacional de Leitura e Escrita.

“Quero dizer que antes de deputada federal, numa condição que estou, sou bibliotecária. E, como bibliotecários, sabemos da importância do livro, da leitura e da dívida histórica que o Estado tem ao longo de anos, décadas e séculos que faz com que nosso país, ainda, apresente índices tão baixos de leitores e do gosto pela leitura. Como bibliotecária acredito que sempre podemos ganhar mais leitores, mas para isso precisamos desenvolver o que está lá em nosso Plano Nacional de Leitura e Escrita, que foi fruto de muita luta de vários setores para estimular a cadeia produtiva, o valor do livro como poder simbólico, a formação mediadores e, consequentemente, de novos leitores.” Evidencia Fernanda Melchionna.

“Para que isso aconteça é preciso iniciativas, que envolvam, que englobem todos os atores dessa enorme cadeia constituída por escritores, ilustradores, editores, mediadores, livreiros, entre outros protagonistas, para que possamos condensar as iniciativas que efetivem uma Frente social e política, não partidária. A criação de uma política para defender as leis e as iniciativas, que nos permitam sair de rankings negativos, como o do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) realizado em 70 países, que coloca Brasil em 59º lugar no que se refere ao índice de leitura.”

“Sabemos que metade de nosso país é formado por não leitores e, que a outra metade de leitores apresentam uma média de leitura anual de 4 livros, que envolve didáticos, paradidáticos e livros não terminados. Nosso desafio é enorme, temos muito o que realizar. Quero agradecer ao convite da ANL e, de destacar, a importância da presença da Associação e de todas os demais presentes ao lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa do Livro, da leitura e da escrita. Juntos podemos, nas pautas que nos unificam, melhorar e garantir que o livro, a leitura e a literatura entrem como uma politica de Estado, independente do governo, mas reforço, dependerá de muita luta e união.” Finalizou a parlamentar.

Fechando a apresentação, Bernardo Gurbanov ressaltou sua crença com a chegada dessa nova geração frente à política nacional. “Espero que a síndrome institucional não os contamine e que consigamos quebrar essa inercia.”

Lançamento da Frente Parlamentar mista em defesa do livro

Aconteceu no dia 10 de setembro de 2019, o lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa do Livro, da leitura e da escrita. Unindo forças, os organizadores, senador Jean Paul Prates (PT-RN) e a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), bibliotecária de formação, lançam a Frente com a assinatura de cerca de 250 parlamentares. Bernardo Gurbanov, Presidente da ANL, esteve presente ao evento a convite dos organizadores.

Uma iniciativa suprapartidária, liderada pela Deputada federal Fernanda Melchionna do PSOL-Rio Grande do Sul. No início do evento, foi lido pelos organizadores um manifesto contra a censura.

Veja um trecho do vídeo aos 43":
https://www.facebook.com/fernandapsol/videos/929454017419279

Bernardo Gurbanov destacou a representatividade da ANL junto ao varejo do livro; destacou a necessidade de se suprir o déficit de leitura em nosso país; ressaltou a importância do caráter suprapartidário da Frente; e finalizou com a seguinte frase: "Nenhuma forma de censura, coação ou truculência poderá deter a liberdade de imaginar, a possibilidade de criar e a impertinência de pensar".

(Texto: Marilu G. do Amaral - Fotos Convenção ANL: Immonem Barros)