Varejo do Livro 2020

varejo21_ano2020

Varejo livro fechou o ano com crescimento

O segmento do varejo do livro brasileiro fechou 2020 com um crescimento de faturamento de 2%, comparativamente ao mesmo período de 2019. Com um volume de R$ 2,1 bilhões. impulsionado pela recuperação no quarto trimestre. Houve, ainda, expansão de 4% em volume de venda no varejo.

O ano de 2020 foi um ano de reinvenção e superação de adversidades para as livrarias. Segundo o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov, a pandemia acelerou alguns processos que já estavam em curso, um deles é o do comércio eletrônico e o uso das mídias digitais. “As livrarias estão se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de aproveitamento desses recursos para minimizar o impacto na queda de vendas e até para impulsioná-las novamente. Estamos caminhando para um modelo híbrido, em que as livrarias precisam trabalhar entre o mundo físico e o mundo virtual, comunicando-se das mais variadas formas com seu cliente e nesse novo cenário, a ANL quer ser um facilitador.”

A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza mensalmente o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil. A Associação Nacional de Livrarias – ANL e a GFK, uma das empresas líderes em Inteligência de Mercado no mundo disponibiliza mensalmente, pelo site da ANL, um retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.

Veja o Relatório Completo: GfK - Mercado de Livros 2020_ANL
Mais informações: https://www.anl.org.br/v1/numeros-do-setor